sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Análise feita por Tomaz Morais: Quem são os trinta "lobos"?


Por: David Andrade, em Paris
André Silva
“As referências que tinha do André, de outros treinadores, não eram as melhores. Não foi isso que verifiquei. É extremamente inteligente e é um jogador do grupo. Foi uma aposta ganha.”

Joaquim Ferreira
“Não há palavras para o descrever. É, na minha opinião, o jogador que mais vai ficar na história do râguebi português. Vi-o sempre com uma enorme entrega ao treino e ao jogo. É um jogador emblemático.”

Juan Murré
“É um bom pilar e tem muito para evoluir ainda. Pode dar ainda mais no futuro. É fisicamente possante e tem trabalho como um verdadeiro profissional.”

Cristian Spachuck
“Foi uma aposta minha. É um pilar muito móvel e rápido e neste momento é muito forte nas formações ordenadas. Está a atravessar o seu melhor momento de forma de sempre.”

Rui Cordeiro
“É, talvez, o jogador que melhor consegue exprimir o orgulho e o sentimento que nós levamos para dentro do campo. Supera-se a todos os momentos. É muito importante no sistema colectivo.”

Duarte Figueiredo
“É umas das grandes revelações. Sofreu algumas lesões, mas se estiver em bom nível é importante nesta selecção. Vai ser um jogador muito importante no futuro.”

João Correia
“O ‘Pipi’ é outras das grandes apostas. Começou como pilar mas fizemos uma aposta nele a talonador. Tem boa margem de progressão e óptimo espírito de grupo.”

David Penalva
“Um dos mais trabalhadores. É corajoso e destemido. É o capitão da sua equipa, em França, e tem um óptimo sentido de liderança. Tem crescido muito como jogado.”

Juan Severino
“É um jogador muito útil. Tanto pode jogar a 2.ª ou a 3.ª linha. Tem vindo a melhorar e foi um dos jogadores mais importantes na fase de qualificação.”

Gonçalo Uva
“É paciente e dedicado. Está nesta selecção por mérito próprio e é um dos jogadores que será muito importante no futuro.”

Marcelo D´Orey
“É uma das nossas pedras base. Viveu uns últimos tempos difíceis com as lesões que sofreu. Agora está nas mãos e pés dele fazerem um grande Mundial.”

Diogo Coutinho
“É um dos jogadores que melhor passa a bola e é muito potente. Com mais sacrifício e trabalho pode ainda melhorar mais.”

João Uva
“É conhecido como o ‘pitbull’ porque está sempre onde a bola está. Muitas vezes joga à margem da lei, o que prejudica a equipa, mas tem melhorado.”

Paulo Murinello
“É dos jogadores com melhor placagem baixa. A sua principal arma é a defesa, mas tem que melhorar no ataque.”

Tiago Girão
“Muito bom a atacar e nos alinhamentos. Se for mais agressivo pode ser uma das revelações deste Mundial.”

Vasco Uva
“É o capitão e líder da equipa. Está a ser observado por muito empresários e clubes. Tem todas as qualidades, apesar de jogar para o colectivo, para ser uma das figuras de referência do Mundial.”

José Pinto
“Ataca e defende com muita intensidade. Trabalha os 80 minutos. O seu principal problema é o passe, mas tem vindo a melhorar.”

Luís Pissarra
“Tem como principal arma o passe e a velocidade. É um excelente gestor de jogo, mas vai ter que ter mais iniciativa própria.”

Cardoso Pinto
“É um excelente médio-abertura quando está bem fisicamente. É um jogador completo e interpreta bem a estratégia da equipa.”

Gonçalo Malheiro
“É um grande jogador no jogo ao pé e transporta muito bem a bola para o campo adversário. Tem que se concentrar mais na defesa e na placagem.”

Pedro Cabral
“Evolui de dia para dia. Foi a maior surpresa nos jogos de preparação e foi ovacionado de pé no final do jogo contra o Canadá.”

Diogo Gama
“Muito potente a atacar e a defender. É um jogador de equipa e apenas precisa de ter um pouco mais de confiança.”

Diogo Mateus
“Outra das referências do râguebi. Nunca o vi a jogar mal. É forte na penetração e a defender. Vai ter os olhos do râguebi mundial nele.”

Frederico Sousa
“É agressivo e calmo ao mesmo tempo. É muito importante na equipa e dá muita confiança ao conjunto.”

Miguel Portela
“É um histórico. Pode jogar em várias posições. Tem que ter mais confiança nele próprio e eu espero muito dele.”

David Mateus
“Um dos melhores penetradores nas defesas adversárias. Ainda tem muito para mostrar. Tem que ser mais agressivo a defender. “

Gonçalo Foro
“É muito forte fisicamente. Apenas precisa de melhor leitura de jogo para conseguir antecipar algumas situações.”

Pedro Carvalho
“É uma das armas da selecção. É por ele que passa muita da estratégia da equipa. Nunca é placado à primeira, mas precisa de ser menos preguiçoso a defender.”

António Aguilar
“Tem qualidades e só depende dele fazer um grande Mundial. Este Campeonato do Mundo vai ser um grande desafio para ele.”

Pedro Leal
“É o nosso pequeno-grande jogador. Tem vindo a surpreender o mundo do râguebi. Vai fazer das suas a atacar e a defender, mas tem que ser mais frio em algumas situações.”

Sem comentários: