terça-feira, 25 de setembro de 2007

Portugal ficou a oito minutos da merecida vitória


David Andrade, em Toulouse (texto e foto)

Acaba por ser uma saída do Campeonato do Mundo ingrata. Mais uma vez, a selecção nacional voltou a mostrar-se a muito bom nível, praticou um râguebi atractivo e impressionou todos os espectadores no estádio. Mas não venceu. Frente a uma selecção (Roménia) que marcou presença em todos os Campeonatos do Mundo, que apenas por uma vez em cinco edições não tinha conseguido qualquer vitória e cujos jogadores são profissionais e, muitos deles, jogam no principal escalão francês, Portugal foi superior, enquanto teve resistência. Apesar do saldo final de quatro derrotas em outros tantos jogos, eram os próprios jornalistas franceses que, no estádio, comentavam que Portugal saía deste Campeonato do Mundo de "cabeça bem erguida".
A derrota por 14-10 contra os romenos não traduz a maior qualidade que a selecção portuguesa apresentou, mas o desgaste provocado pelas sucessivas investidas dos avançados da Roménia acabou por ser fatal nos últimos oito minutos, quando Portugal vencia por 10-7. Joaquim Ferreira, no seu jogo de despedida, acabou por ser o marcador do ensaio português e Diogo Coutinho o "man of the mach". Em quatro jogos, Portugal acaba por conseguir marcar quatro ensaios e apenas no jogo contra a Nova Zelândia o melhor em campo não foi um português.

3 comentários:

Dias disse...

Excelente!

Os meus sinceros parabéns a toda a equipa e a todos os envolvidos.

Espero que este mundial seja apenas o início de algo maior que está para acontecer na modalidade.

Grandes Lobos!

Anónimo disse...

Parabéns Lobos! Apesar de tudo chocante que se disse por cá sobre vocês (parece que só mesmo nós é que não apreciamos o que é nosso, pois todos os críticos dos outros países estavam admirados pela prestação dos Lobos) tiveram uma prestação cada vez melhor em cada jogo. Tenho muita fé em que toda esta etapa tenha servido para o Estado dar os apoios, finaceiros e infraestruturais, que o Rugby precisa e merece para crescer entre nós. Já agora, alguém me sabe dizer qual +e a data de chegada da equipa ao Aeroporto?

Parabéns mais uma vez aos Lobos!

Anónimo disse...

Lobos: não tenho palavras para descrever os sentimentos positivos que as vossas actuações desencadearam desde o primeiro ao último jogo. Apenas vos agradeço o exemplo que deram: jogar bem até ao limite das forças, seja contra quem for. Encheu-me de orgulho ver uma representação do Pís a bater-se e a lutar como vocês o fizeram. Vamos começar a trabalhar melhor a modalidade em todo o País. Consta que tem existido uma corrida da miudagem para se inscreverem na modalidade nos clubes que já existem. É preciso que nas escolas de todo o País esta modalidade seja oferecida com material adequado, utilizando campos em conjunto com o futebol, com técnicos e monitores bem formados e com campeonatos escolares e regionais regulares. Com organização vamos lá. Abraço e, mais uma vez, OBRIGADO.