quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Serviço público?

Opinião de David Andrade, em Paris

A dois dias do histórico jogo de Portugal contra a melhor selecção de râguebi mundial (Nova Zelândia), a não transmissão em sinal aberto na televisão portuguesa dos encontros dos lobos continua a levantar polémica. O râguebi em Portugal ainda não é um desporto muito divulgado. No entanto, é uma selecção portuguesa que está a competir em França com as melhores selecções do Mundo. O Governo publicou em Diário da República a 30 de Outubro de 2006 a listagem de transmissões televisivas com interesse público e, ao contrário do futebol, atletismo, ciclismo, basquetebol, andebol ou hóquei patins, o râguebi, talvez por desconhecimento ou simplesmente esquecimento, ficou de fora. A RTP defende-se com este argumento. O Governo diz que nenhum canal em sinal aberto demonstrou interesse. Sábado, os portugueses que quiserem ver a selecção nacional de râguebi a representar o seu país, só o poderão fazer num canal em sinal fechado. Ou seja, para ver Portugal jogar é preciso pagar. Em França os jogos da selecção francesa são transmitidos, obviamente, em sinal aberto (no canal TF1). O jogo de estreia dos franceses no Mundial de râguebi contra a Argentina teve uma audiência de 14.5 milhões de espectadores. No dia seguinte, o jogo da equipa francesa de futebol em Itália, para a fase de apuramento para o Campeonato da Europa, foi visto por menos cinco milhões de pessoas. Entretanto, continua a decorrer na internet um abaixo-assinado para a transmissão dos jogos de Portugal no Campeonato do Mundo de râguebi em sinal aberto em: http://www.ipetitions.com/petition/todospelorugby/.

12 comentários:

Anónimo disse...

O chamado serviço publico da RTP deixa muito a desejar. Mesmo entendendo que é preciso agradar ao "grande" publico, e esse só sabe falar de futebol, é ignóbil a atitude de desinteresse mostrada pela RTP e pela tutela. Já o ano passado me passei dos carretos quando a F1, depois de 20 anos em que a RTP a transmitiu em directo (99%), foi "fechada" para o canal SporTV. E este ano teríamos um piloto português em prova (Tiago Monteiro, que não tivemos à ultima hora por causa de questões políticas), sem transmissão. Graças à Internet e à transmissão em broadcast "Made in China", consigo no entanto ver GRATUITAMENTE a F1, ao mesmo tempo que faço um grande manguito à SporTV. Pode ser que hajam amantes do rugby em Shanghai. Seja como for, Força Portugal.

nInja TOtaL disse...

Acho vergonhoso que a RTP não transmita o jogo. Mas aposto que depois algum politico, ou mesmo o estado, se vai tentar gabar disto mais tarde. Tal como fez no surf e bodyboard em que já tivemos, e ainda temos, grandes atletas que não recebem qualquer apoio do pais.

Todas as modalidades em que aparecem selecções nacionais deveriam ser transmitidas em canal aberto.

Anónimo disse...

Precisamente pelo facto do râguebi ser ainda uma modalidade amadora no nosso país faz todo o sentido esta não-transmissão. Como a não transmissão do campeonato de Kung Fu, Ping Pong ou Críquete.. Primeiro o râguebi deve afirmar-se, provar a sua relevância no e para o país, só então fará sentido a RTP investir dinheiro na transmissão de jogos. Não cabe à RTP o papel de divulgar modalidades praticamente alheias ao país.

Anónimo disse...

Alheias ao País?
Aconselho o senhor anónimo das 0.02 a visitar os clubes de rugby durante a semana, ao fim da tarde para ver as centenas de rapazes dos 8 aos 18 a treinarem.

Há clubes com 200 crianças em simultâneo.

Anónimo disse...

Para quem não têm sportTV como eu, há uma alternativa razoável de ver os jogos na internet.

O site que aconselho é o www.myp2p.eu

Fazem o download do software sopcast (que está disponível na página) e toca a ver. A qualidade não é a melhor, mas a falta de alternativas...

Anónimo disse...

Acho ridículo os jogos não serem transmitidos na RTP. Para algumas pessoas, infelizmente ignorantes (como é o caso do sr anónimo que acha que o rugby é um desporto alheio ao País), apenas tenho umas palavras a dizer: caso não saibam, por serem ignorantes, a equipa portuguesa é uma equipa amadora. Tal significa que os pequenos/grandes Lobos estão a dar o litro pelo nome do País sem receberem um único tostão. Mais, tiveram de pagar a viagem de avião para França dos próprios bolsos. Talvez o exemplo deles sirva para outros desportos, como por exemplo o futebol, onde os jogadores ganham quantias estúpidas, e ainda se dignam a jogar mal. Alem disso, os Lobos estão a enfrentar equipas infinitamente superiores em qualidade e em força, e não é por isso que têm medo ou que lutam menos. Ponham os olhos nos Lobos e, como outro senhor anónimo disse, assistam a uns quantos jogos de clubes de rugby, como o direito, cdul, técnico, agronomia, benfica... Talvez aí mudem de ideias! Força Lobos!

Anónimo disse...

Acho vergonhoso o jogo não ser transmito pela RTP. Um desporto que enche estádios (se calhar mais que o futebol)devia ser transmitido. Mas acho que nem é isso é PORTUGAL que esta lá pessoal. O NOSSO PAIS representado como nunca. Mais valor deviamos dar pois ninguém ganha nada com aquilo. Será um grande exemplo para os mais novos e podia contribuir bastante para a modalidade e para o desporto se cada um cumprisse com a sua parte. Mas não, mais uma vez, Governo e a RTP não cumpriram. Infelizmente já nos vamos habituando.

Força Lobos!

Anónimo disse...

Acho vergonhoso o jogo não ser transmito pela RTP. Um desporto que enche estádios (se calhar mais que o futebol)devia ser transmitido. Mas acho que nem é isso é PORTUGAL que esta lá pessoal. O NOSSO PAIS representado como nunca. Mais valor deviamos dar pois ninguém ganha nada com aquilo. Será um grande exemplo para os mais novos e podia contribuir bastante para a modalidade e para o desporto se cada um cumprisse com a sua parte. Mas não, mais uma vez, Governo e a RTP não cumpriram. Infelizmente já nos vamos habituando.

Força Lobos!

Anónimo disse...

Esse senhor anonimo se calhar tb acha que o judo, os trampolins, a ginastica desportiva,o basquete etc etc sao de somenos importancia em portugal, e deve estar convencido que no futebol nos afirmamos muito bem (e o que se tem visto)!!!! Devemos conhecer Portugais diferentes....

Rachmaninov disse...

Sr. Anónimo das 0.02:

Alheio ao país anda, com o devido respeito, quem não presta atenção a outra modalidade que não o futebol. Estes homens são uma SELECÇÃO NACIONAL, que representa a pátria ao mais alto nível. Este facto é reconhecido pelo IRB, como organismo máximo deste desporto e por todas as selecções dos outros países. A expressão máxima de um país deve ser a sua capacidade de se fazer distinguir através de homens e mulheres em diversas áreas a um nível global Isto é o que fazem os nosso Lobos.
Devem ser o orgulho de todos os portugueses.

Força Lobos. Esquecidos por alguns, amados por milhões.

Viva o Rugby de Portugal, viva o Tomaz Morais e viva esta selecção brilhante. São o meu orgulho absoluto.

Miguel Rodrigues Morgado.

Anónimo disse...

A não transmissão dos jogos de rugby da selecção portuguesa por um dos canais públicos é deplorável. É um momento único, da nossa história e que por causa disso vai passar ao lado de muitos. Admitindo como alguém disse que é um desporto pouco relevante no panorama nacional (que é discutível), isso significa que a TV pública não está a cumprir com as suas obrigações de divulgação/formação.

Anónimo disse...

É triste ver como há pessoas que se agarram tanto ao futebol... é ainda mais triste ver o que se faz no futebol, e o que se sente através do futebol! É extremamente espectacular sentir a seleção de rugby a cantar o hino como canta! É óptimo quando uma derrota quase que sabe a vitória, e ainda mais gratificante é quando vemos os nossos atletas a dar tudo por tudo, nas condições em que estão! Os senhores que gostam tanto de futebol e mesmo os profissionais que o jogam, se pusessem os olhos nestes senhores, talvez perceberiam o que significa "lutar". Força Lobos, Força portugal.