terça-feira, 25 de setembro de 2007

Apenas uma vitória de Portugal em doze jogos contra a Roménia

David Andrade, em Toulouse

Ao contrário dos três primeiros adversários que Portugal defrontou no Campeonato do Mundo, a Roménia é uma velha conhecida da selecção portuguesa. Os dois países têm-se defrontado quase todos os anos no Torneio das Seis Nações B e, apesar de nos últimos anos Portugal ter conseguido equilibrar os desafios, os romenos têm levado quase sempre a melhor. Em doze jogos já disputados entre as duas selecções, Portugal apenas em 2003 conseguiu vencer e pela margem mínima: 16-15. A selecção romena não joga bonito. Aliás, para quem gosta de ver bons espectáculos de râguebi, assistir a uma partida da Roménia é, quase sempre, uma escolha a evitar. Os romenos baseiam todo o seu jogo na força física dos seus avançados e raramente se aventuram no jogo à mão na linha de três-quartos. E este vai ser um dos principais problemas da selecção portuguesa na partida desta noite em Toulouse. Para conseguir vencer o adversário de hoje, Portugal vai ter que conseguir travar as sucessivas investidas dos avançados romenos. Com uma linha avançada muito experiente (muitos dos jogadores romenos nesta posição jogam no campeonato francês) a Roménia vai tentar explorar o menor poderio físico dos jogadores portugueses, quer seja através de alinhamentos, formações espontâneas ou em sucessivas fases no jogo dos seus avançados.
Para conseguir travar o jogo romeno, Portugal terá que fazer menos faltas do que cometeu nas partidas anteriores e tentar explorar a menor valia das linhas atrasadas romenas, que sentem sempre muita dificuldade em reorganizar-se defensivamente. A velocidade será outro factor a explorar pelos portugueses. Nos doze jogos já disputados entre as duas selecções, Portugal apenas conseguiu vencer por uma vez. Foi a 22 de Fevereiro de 2003, no Estádio Universitário de Lisboa, numa partida que abriu caminho à selecção nacional para o triunfo no Torneio das Seis Nações B, por 16-15. A experiencia que a selecção portuguesa amealhou nos três primeiros jogos do Mundial será, porém, muito importante e Portugal hoje pode voltar a conseguir surpreender a Roménia. Mas como disse Tomaz Morais, será preciso uma exibição de grande nível.

1 comentário:

Anónimo disse...

hoje é um grande dia para portugal e para o Joaquim Ferreira que se despede do rugby com uma grande carreira para os jogadores portugueses e em especial para ele boa sorte para o jogo de hoje e tragam a vitória