quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Agências de notícias boicotam cobertura do mundial de râguebi

Por: AFP

As agências de informação AFP, Reuters, Assoaciated Press e Getty Images decidiram boicotar a difusão de imagens e de textos sobre o mundial de râguebi, que começa amanhã e que conta pela primeira vez com a participação da selecção de Portugal. Apesar de tudo, há ainda uma hipótese de as partes chegarem a acordo amanhã.

As agências protestam contra as condições impostas pelo International Rugby Board que acabou por não chegar a acordo sobre as regras a estabelecer para a difusão de informação.

"As negociações sobre as condições de cobertura da competição entre a International Rugby Board e as agências estão um impasse, pelo que decidimos partir para o boicote", anunciou a AFP, que não vai difundir imagens, notícias, infografias e vídeos sobre o campeonato.

Há ainda uma hipótese de se chegar a acordo amanhã, uma vez que as duas partes já cederam em alguns aspectos. Por exemplo, o limite do número de fotos que podem ser utilizadas na Internet estabelecido pelo International Rugby Board, que era de dez, acabou por ser alterado para 40. Mas as condições continuam a ser "intoleráveis", segundo Pierre Louette, presidente da AFP.

"Depois de anos a fio a impor regras restritas aos jornalistas na cobertura dos grandes acontecimentos desportivos, este caso vem lembrar a vontade de controlo quase absoluto de alguns organizadores, em detrimento da liberdade de informação", acrescentou Louette. "Os adeptos, o râguebi e os seus patrocinadores merecem essa consideração".

Para além do limite de fotos a usar na Internet, as agências reclamam o fim de uma cláusula que permite à International Rugby Board usar as fotos das agências para fins promocionais sem contrapartidas.

Sem comentários: